sexta-feira, 14 de maio de 2010

Hipertexto



Hipertexto é o termo que remete a um texto em formato digital, ao qual agrega-se outros conjuntos de informação na forma de blocos de textos, palavras, imagens ou sons, cujo acesso se dá através de referências específicas denominadas hiperlinks, ou simplesmente links. O hipertexto está relacionado à própria evolução da tecnologia computacional quando a interação passa à interatividade, em que o computador deixa de ser binário, rígido e centralizador, para oferecer ao usuário interfaces interativas.
O hipertexto vem auxiliar o ser humano na questão da aquisição e assimilação do conhecimento, pois tal como o cérebro humano, ele não possui uma estrutura hierárquica e linear, sua característica é a capilaridade, ou melhor, uma forma de organização em rede. Ao acessarmos um ponto determinado de um hipertexto, conseqüentemente, outros que estão interligados também são acessados, no grau de interatividade que necessitamos.O hipertexto possibilita a livre escolha do caminho a ser percorrido pelo usuário, agregando-se recursos como sons, imagem animação tornando-se a consulta mais fácil e atraente. O hipertexto produz um elemento novo que e a simultaneidade da produção e da circulação do hipertexto. O hipertexto é ilimitado, porém isso não corresponde a uma infinidade de linguagens disponível na tela do computador, mas a uma construção de vários significado para cada sentido que as contornam. O hipertexto e um meio de estruturar um texto de modo a que diferentes níveis de detalhe possam ser acedidos de maneira não seqüencial pelo leitor. O objetivo a esse conceito é o de permitir que o leitor possa desviar o fluxo da leitura para os assuntos referidos, no texto com o intuito de aprofundar a compreensão do texto inicial. A idéia de hipermídia é simples, ao invés de um texto, uma ligação; que pode conter um gráfico, um filme ou ate diferente sons..

2 comentários:

  1. Professora Eromilda, lendo seu texto fica bem claro as definições que você faz de hipertexto, pois você consegue especificar de forma bem objetiva.
    E quando você faz o comentário que o hipertexto só vem auxiliar o ser humano na aquisição e assimilação de conhecimento você consegue nos motivar a buscar meios para descobrir um mundo até então desconhecido por muitos. O mundo virtual.

    ResponderExcluir
  2. Eromilda, que bom te ver por aqui adorei seu blog, li seu hipertexto e cheguei a conclusão que ele acaba sendo um facilitador da aprendizagem desde que o professor saiba usar as informações ou dúvidas que os alunos trazem de casa para enriquecer a sua aula.

    ResponderExcluir